77 3424-4061

Blog

4 motivos fundamentais para construir sua casa com telhado aparente

Quem nunca visualizou a casa dos sonhos na mente? Algumas pessoas gostam do estilo tradicional, outras do moderno, mas na hora de construir de verdade, certos fatores além da estética precisam ser considerados. No caso dos telhados, existem dois tipos: o aparente e o embutido. No aparente, como o próprio nome sugere, as telhas são de cerâmica ou concreto e ficam visíveis, complementando a estrutura da casa. Já no embutido, geralmente são utilizadas telhas de fibrocimento que ficam escondidas por platibandas. Vamos listar aqui os motivos pelos quais o telhado aparente é uma excelente escolha:

1- É mais resistente

Para um telhado ser realmente resistente, o material utilizado tem que ser de qualidade. As telhas cerâmicas da CSB, por exemplo, chegam a resistir mais de 500 kgf no ensaio de carga de ruptura à flexão simples em três pontos. Isso significa que você não terá problemas caso precise instalar antenas ou fazer algum tipo de manutenção no telhado, pois a telha resiste com folga o peso de um homem. No entanto, esse é um problema enfrentado pela maioria das pessoas que optam por utilizar telhas de fibrocimento. Há uma grande chance da telha rachar, ou até mesmo romper ao meio, causando vazamentos na primeira chuva. Uma outra vantagem dos telhados aparentes é a maior facilidade de se instalar painéis para gerar energia solar, pois há alguns problemas para instalar um sistema fotovoltaico em telhas de fibrocimento já que, por serem mais frágeis, podem quebrar durante o processo. Telhados embutidos podem custar menos a princípio, mas o uso de materiais inferiores acarreta a necessidade de reformas, gerando muitos gastos futuros.

2- Proporciona maior conforto térmico

As telhas de fibrocimento utilizadas no telhado embutido aquecem muito. Isso faz com que o calor seja transferido para laje, e por conseguinte, para dentro da casa. Esse com certeza é um ponto importante a se considerar, pois para fugir do calor e seu desconforto, surge a necessidade de investir em climatização. Você pode evitar o gasto extra de compra de aparelhos e o alto consumo de energia elétrica utilizando as telhas cerâmicas, pois são isolantes térmicas e proporcionam, desse modo, um ambiente com temperatura amena e agradável. 

3-Protege mais contra temporais e outras ações da natureza

Utilizando um telhado aparente com telhas cerâmicas você evitará graves problemas que ocorrem com os telhados embutidos, tais como: calhas entupidas que, ao transbordarem, causam vazamentos; uma série de prejuízos que, dependendo da intensidade do intemperismo (tempestades, chuvas de granizo, etc), podem causar futuros danos na estrutura da construção, além de danos na instalação elétrica.

4- Raramente precisa de manutenção

Como já citado no tópico 1, o material utilizado é um fator determinante quando falamos de possíveis problemas. Por exemplo, o gasto de manutenção com pinturas é extremamente inferior numa casa que utiliza telhado aparente, pois o beiral do telhado protege as paredes contra as intempéries. Economizar em uma obra pode parecer vantajoso de início, mas a aplicação de materiais ruins pode gerar muita dor de cabeça! Se você chegou até essa parte do texto, já viu que o telhado aparente é mais resistente, portanto, se a sua aplicação acontecer de forma correta, não precisará de manutenção nunca! Construir leva investimento, tempo e uma grande avaliação do futuro. Preze pela boa experiência e garanta seu futuro em uma casa bonita e segura! Você merece. 

ARTIGOS RELACIONADOS