77 3424-4061

Blog

Para que serve a ACV- Avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico?

Nos últimos anos, a preocupação com questões ambientais, principalmente acerca dos impactos da interferência humana no meio ambiente, tem crescido em diversos setores. O aquecimento global é uma realidade que demanda uma atitude da população, a qual é responsável por elaborar soluções para a redução dos danos provocados à natureza. A partir disso, a indústria da construção civil tem buscado cada vez mais desenvolver métodos e materiais sustentáveis. Foi assim que surgiu a ACV – Avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico. Quer saber para que ela serve? Vamos de passo a passo!

O que é o Ciclo de Vida do produto 

Chama-se Ciclo de Vida, todo o processo que perpassa a existência do produto. No caso específico do produto cerâmico, considera-se parte desse ciclo a extração da matéria-prima, seu transporte, produção e distribuição, até chegar ao fim, quando seu propósito já foi cumprido.

Para que avaliar o Ciclo de Vida do produto cerâmico?

A avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico permite saber com detalhes como e o quanto a sua produção impacta o meio ambiente. Somente a partir do mapeamento dos aspectos ambientais e da análise dos dados obtidos na avaliação é possível repensar os processos de desenvolvimento do produto, a fim de modernizá-los e torná-los mais sustentáveis. 

Logo, a Avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico serve como uma ferramenta para as empresas do ramo otimizarem seus produtos. Mas, essa não é a sua única função! Siga para o próximo tópico e entenda como a ACV pode te ajudar.

A utilidade da ACV para o consumidor
Se você deseja construir e está em busca de materiais sustentáveis para a sua obra mas não sabe como escolher, a ACV oferece a comparação de: esgotamento de recursos, mudanças climáticas, qualidade do ecossistema, retirada de água e saúde humana entre os produtos cerâmicos e seus equivalentes de concreto. Você pode encontrar todas essas informações no site da ANICER- Associação Nacional da Indústria Cerâmica.

ARTIGOS RELACIONADOS